Wednesday, May 30, 2007

Bebidas Tradicionais


Maruvu

O maruvu é uma bebida alcoólica natural que goza de certo prestígio principalmente no Norte de Angola, com particular destaque nas sanzalas (1) do povo Kimbundu e Bakongo.
Extrai – se de palmeira ou do bordão. No caso particular do maruvu tirado da palmeira, o homem sobe com a ajuda de uma banda cingida à cintura e com uma faca, corta o pé das inflorescências mais altas. A palmeira desta operação, liberta uma seiva que escorre através de um objecto preparado para o efeito introduzido para uma cabaça que o homem transporta e deixa – a pendurada a uma estaca até encher de líquido.
Depois de fermentada a seiva adquire sabor adocicado mas com um teor alcoólico considerável. É oferecido em gesto de agradecimento aos participantes voluntários num trabalho comunitário, serve de oferta habitual ao Soba(2) , dando cumprimento de um dos deveres do costume local e serve para oferecer as divindades ancestrais, conforme
Costume local.


Kissângua


A kissângua é uma bebida caseira mais usual na tradição do povo Ovimbundu no sul de Angola.
Na cultura desse povo, esta bebida é sempre indispensável em casa.
A sua forma original, é feita de milho grelhado e lupro designados em umbundu (3), respectivamente de osovo e mbundi.
Ingredientes:
250 grs de farinha de milho
Mais ou menos 1,5 litros de água

Preparo: leva-se um tacho ao lume com água até ficar morna.

Em uma tigela à parte, dissolve - se com água fria a farinha mexendo, deita – se esse conteúdo líquido no tacho de água morna que está no lume, mexe – se muito bem até se tornar uma papa. Deixa – se cozer durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Retira – se do lume para um recipiente e coloca – se água fria em quantidade regulada formando um líquido não aguado. Açucara – se consome – se a partir do dia seguinte.




Termos utilizados acima:
(1) Sanzala – povoação ou aldeia.
(2) Soba – Autoridade máxima na Sanzala, chefe da tribo.
(3) Umbundu – língua do grupo étnico Ovimbundu no sul de Angola.

No comments: